AULA DA FATAP-RJ TEM COMO PROFESSOR O PASTOR JOSÉ LIMA DE FARIAS FILHO, COM A DISCIPLINA “APOCALIPSE”


As aulas da FATAP-RJ para o mês de Novembro do ano de 2013, aconteceram nos dias 09 e 10, e, consequentemente o professor foi o Pr. José Lima (Presidente da Convenção Geral das Igrejas Adventistas da Promessa). Ele deu-nos a oportunidade de aprendermos mais um pouco sobre este Livro, Livro que muitos não se atrevem nem em falar dele, e, poucos também pregam sobre ele. Foi muito bom entender como será a trajetória do fim, assim escrita em Apocalipse “O Livro da Revelação”.


APRENDENDO
Toda a literatura apocalíptica é escatológica. Em outras palavras, aborda a questão dos “tempos do fim”, o término do mundo segundo o conhecemos, o começo de um novo ciclo, ou, em alguns casos, o estado eterno. Nem toda a literatura escatológica, porém, é apocalíptica. Pode-se falar, por exemplo, sobre a alma e seu destino, e isso nos levaria a tratar de certo aspecto do ensinamento escatológico normal, mas ao mesmo tempo, nada de distintamente apocalíptico foi envolvido durante este ensino.


O Livro de Apocalipse de João foi escrito a fim de ser lido nas igrejas (Ap 1:3). E podemos supor que, desde os tempos cristãos mais remotos, em algumas porções da igreja, especialmente na Ásia Menor, para quem esse Livro dirigido, era ele tido como dotado de autoridade idêntica ao dos Livros proféticos do A. T. No entanto, foi somente perto dos fins do século II D. C., que esse Livro obteve alguma proeminência em qualquer segmento maior da igreja cristã.


PARA MEMORIZAR
Os textos da Literatura apocalíptica se caracterizam “pela atividade mística, revelações, sonhos, visões, viagens celestiais em espírito, tudo que transcende à era presente...”
O Apocalipse é basicamente, um Livro escrito sobre as coisas que vão acontecer nos últimos dias (sem negar, obviamente, que o Livro reflete também os acontecimentos dos dias em que foi escrito). Mas ele será melhor compreendido quanto mais o tempo do fim se aproximar.
Se no capítulo 4 aparece o trono de Deus Pai e o aviso que vai julgar e triunfar sobre o pecado, no capítulo 5 aparece um Livro selado (o conteúdo será revelado à partir do capítulo 6) e Cristo, o Filho de Deus, como o único com autoridade para abrí-lo, visto que a intervenção divina é realizada com base na obra do Senhor Jesus. Tudo que Deus faz em favor do homem, Ele o faz por intermédio de Cristo!


PARA DISCERNIR
NO PRIMEIRO SELO= O cavalo branco: é razoavel afirmar que se refere a Cristo ou a vitória espiritual que vem dEle (ou ainda o símbolo do evangelho de Cristo pregado em todo o mundo).
NO SEGUNDO SELO= O cavalo vermelho: é guerra. Roma subjulgava nações com guerras. Elas continuarão até a segunda volta de Cristo.
NO TERCEIRO SELO= O cavalo preto: é escassez. Vai faltar material para alimentação básica.
NO QUARTO SELO= O cavalo amarelo: é morte. Pela fome, pestes ou feras? É a palidez amarela da morte, causada pelos flagelos, sobre a terça parte da terra.
NO QUINTO SELO= É a perseguição às almas (v. 9). Os capítulos seguintes mostrarão que no fim dos tempos a besta ou o Anticristo perseguirá a Igreja implacavelmente, não a destruindo por pouco.
NO SEXTO SELO= É a grande tribulação, quando fenômenos apocalípticos indicam a proximidade do fim do mundo: revoluções sociais, econômicas, políticas e espirituais.


DE VOLTA A MEMORIZAR
SOBRE A IDÉIA DO SELO: Deus vai julgar um mundo rebelde com pragas, mas nesse mundo está seu povo que será protegido pelo selo divino (excetando-se a passagem pelo martírio, como tem sido em toda a sua história). Esse período pode ser comparado com o povo de Deus no Egito: aquele povo foi castigado com terríveis pragas, mas o povo de Deus foi protegido. O selamento das pessoas, portanto tem um significado espiritual: em (Ap 5:1-5) o Livro é selado para ocultar seu conteúdo da humanidade, em (Ap 7:4), os filhos de Deus, apesar de serem duramente perseguidos pelo Anticristo, são seladas para estarem protegidas do mal que vai vir sobre os ímpios como resultado da ira de Deus. Trata-se da segurança espiritual que todos os salvos em Cristo tem, porque são prioridades de Deus. Na Grande Tribulação, os salvos estarão selados e protegidos da ira de Deus.


PARALELOS
1-    Os Selos e os Anjos (Os selos indicam o ponto de vista celeste; Os anjos indicam o ponto de vista terreno dos mesmos acontecimentos).
As Trombetas e as Taças ( As trombetas indicam o ponto de vista celeste; As taças indicam o ponto de vista terreno dos mesmos acontecimentos).



Como foi gratificante aprendermos mais deste Livro da revelação, pois assim, nós procuraríamos sempre estar mais prontos e preparados para esse grande dia, que certamente virá, e este, que nos espera através do nosso tempo CRONOS. Vamos lá que o DIA ETERNO nos aguarda, para juntos com todos os salvos desde o início de tudo, estarmos numa só alegria na GLÓRIA com O MESTRE JESUS CRISTO. Que todos digam, AMÉM!
Parabéns ao grupo de futuros Teólogos da turma de 2010 à 2013, que puderam ter este privilégio, de assistirem e aprenderem mais nesta disciplina, que é considerada de difícil entendimento para um percentual grande de cristãos em todo o mundo.
Para qualquer dúvidas, estamos a disposição dos blogueiros do CAPETEO.

Nenhum comentário:

Sejam todos Bem-vindos a comentarem sobre as informações postadas neste Blog. Que sejam sinceros e objetivos na conceituação proposta, pois aqui está sendo divulgado atos importantes para o reino de Deus, e, na sua essência vitalícia para uma vida eterna com Deus, "O CRIADOR E SALVADOR".

Pastor: Sebastião das Graças Alves. Líder da Igreja de Santa Cruz. Tecnologia do Blogger.